Offline
PUBLICIDADE
Governo: Desmatamento caiu 34% na Amazônia em fevereiro
22/03/2021 10:12 em Novidades

governo federal divulgou, na última quinta-feira (18), dados relativos ao combate ao desmatamento na Amazônia, e os resultados foram bastante positivos. Segundo a administração federal, os avisos de desmatamento na região apresentaram queda de 34% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Nos últimos sete meses, a redução acumulada chegou a 21%.

De acordo com o governo, a diminuição é “resultado da atuação ininterrupta das Forças Armadas, das agências ambientais e dos órgãos de segurança pública no combate ao desmatamento e a ilícitos ambientais na Amazônia Legal”.

A gestão federal também atribui o sucesso dos números aos 10 meses de Operação Verde Brasil 2, que apreendeu 496,5 mil metros cúbicos de madeira, 1.846 embarcações e 890 veículos. Além disso, mais de 4,9 mil multas e termos de infração foram aplicados, somando R$ 3,339 bilhões.

A operação, deflagrada em 11 de maio de 2020, tem como objetivo combater os focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal. A missão é coordenada pelo Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e conta com o apoio de órgãos como o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

A Verde Brasil 2 também é um trabalho integrado com agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Além de membros do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ibama, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

 

COMENTÁRIOS