Offline
PUBLICIDADE
Anvisa alerta sobre adulteração de frascos da vacina CoronaVac
29/06/2021 13:13 em Novidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou às secretarias estaduais de Saúde, e às diretorias e superintendências estaduais de Vigilância Sanitária, um ofício com um alerta para a possibilidade de adulteração de frascos da vacina CoronaVac. O documento foi assinado eletronicamente por duas gerentes e um coordenador do órgão no último dia 22 de junho

De acordo com a Anvisa, técnicos da agência investigavam, desde maio deste ano, um possível episódio de falsificação, notificado no estado do Maranhão. Durante a investigação, o Instituto Butantan foi contatado para avaliar o produto suspeito e confirmou que ele não mantinha mais as características originais.

A apuração da agência atestou que houve reaproveitamento de um frasco vazio de CoronaVac para introdução de um líquido diferente do da vacina dentro do recipiente, além do uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa.

Diante do fato, a Anvisa resolveu solicitar que os aplicadores de vacina observem se os frascos mantêm as características originais e os dispositivos de segurança intactos, e também recomendou que os frascos sejam inutilizados após esvaziados e que qualquer irregularidade seja comunicada à agência.

 

COMENTÁRIOS