Offline
PUBLICIDADE
Covid se originou em fazenda na China, diz investigador da OMS
Novidades
Publicado em 17/03/2021

O coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, provavelmente se originou em uma fazenda de animais exóticos no sul da China, segundo Peter Daszak, presidente da EcoHealth Alliance e um dos integrantes da delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigou a origem da pandemia na China no início deste ano.

Em entrevista exibida nesta terça-feira (16) pela rádio americana NPR, Daszak disse que uma equipe de investigadores da OMS enviada à China, da qual fez parte, encontrou novas provas de que as fazendas de animais selvagens estavam abastecendo o mercado de Huanan, em Wuhan, na província de Hubei.

Segundo Daszak, a rápida reação do governo chinês para fechar essas fazendas é uma demonstração de que a mais provável via de transmissão do coronavírus foi de morcegos para algum tipo de animal selvagem criado em cativeiro no sul da China. Depois, humanos foram contagiados.

O investigador argumentou que ele e outros especialistas da equipe que visitou a China no começo do ano acreditam que o morcego que incubou o primeiro coronavírus Sars-CoV-2 procedia da província de Yunnan ou do vizinho Mianmar.

– Acredito que o Sars-CoV-2 primeiro contagiou pessoas no sul da China. Parece que foi assim – comentou o especialista.

Ele também lembrou que o governo chinês decidiu fechar o importante setor de exploração de fazendas na província de Yunnan. “Essas fazendas pegam animais exóticos como ginetas, porcos-espinhos, pangolins, guaxinins e ratos de bambu para que se reproduzam em cativeiro” e foram fechadas por ordem do governo chinês, comentou ele.

– Foram fechadas porque em fevereiro de 2020 se pensava que essa era a via mais possível (de contágio em Wuhan, onde a doença foi detectada pela primeira vez). No relatório da OMS, também acreditamos que é a via mais provável – analisou Daszak.

A OMS apresentará um relatório nas próximas semanas com algumas das conclusões da equipe de especialistas que foi a Wuhan para investigar a origem da pandemia de Covid-19.

*Com informações da Agência EFE

 

Comentários