Offline
PUBLICIDADE
Bill Gates financia estudo que pretende “escurecer o sol”
03/02/2021 09:51 em Novidades

O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, estaria financiando um estudo que tem por objetivo “escurecer o sol” como uma maneira de conter o aquecimento global. De acordo com revista Forbes, o estudo é realizado por cientistas de Harvard e pretende utilizar um aerossol na atmosfera do planeta.

A ideia é que o spray ajude a dissipar a luz que incide na superfície da Terra. O projeto atende pelo nome de SCoPEx, na sigla em inglês. Traduzido, seria Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica.

De acordo com um estudo realizado por cientistas de Harvard em 2017, o aerossol de carbonato de cálcio (CaCO3) poderia ajudar na redução do aquecimento da terra. Com isso, seriam mantidas as partículas que compõem a estratosfera. No entanto, os pesquisadores ainda não sabem quanto do aerossol será necessário para resfriar a atmosfera do planeta em um nível sustentável.

Em junho, cientistas pretendem liberar um balão nos céus da Suécia para testar os sistemas responsáveis pela liberação do carbonato de cálcio.

 

COMENTÁRIOS