O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, estaria financiando um estudo que tem por objetivo “escurecer o sol” como uma maneira de conter o aquecimento global. De acordo com revista Forbes, o estudo é realizado por cientistas de Harvard e pretende utilizar um aerossol na atmosfera do planeta.
A ideia é que o spray ajude a dissipar a luz que incide na superfície da Terra. O projeto atende pelo nome de SCoPEx, na sigla em inglês. Traduzido, seria Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica.
De acordo com um estudo realizado por cientistas de Harvard em 2017, o aerossol de carbonato de cálcio (CaCO3) poderia ajudar na redução do aquecimento da terra. Com isso, seriam mantidas as partículas que compõem a estratosfera. No entanto, os pesquisadores ainda não sabem quanto do aerossol será necessário para resfriar a atmosfera do planeta em um nível sustentável.
Em junho, cientistas pretendem liberar um balão nos céus da Suécia para testar os sistemas responsáveis pela liberação do carbonato de cálcio.