Pastores de duas igrejas da cidade de San Diego, que fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, resolveram protestar de uma forma bem humorada, imitando a prática de “strip-tease”, durante os cultos do último domingo (6). O ato foi motivado pela liberação da abertura de casas noturnas e o fechamento de instituições religiosas no estado durante a pandemia de Covid-19.
Em um vídeo publicado nas redes sociais pelo pastor Jurgen Matthesius, sênior da Igreja Awaken, o líder aparece sobre o palco e tira seu paletó e a gravata sob os gritos dos fiéis. Ao comentar o protesto, Jurgen ironizou a decisão do governador Gavin Newsom, ao dizer que para o gestor público os clubes são “considerados essenciais”.
– Os clubes de strip estão isentos das restrições da Covid e são considerados essenciais pelo nosso governador! [Gavin Newsom]. Então decidimos que agora somos o clube de strip familiar do Awaken! – escreveu.
Outro líder a protestar de forma similar foi o pastor da Igreja Godspeak Calvary Chapel, Rob McCoy, que também ironizou a decisão do governo californiano ao tirar parte da roupa. Durante o protesto, o líder chamou os fiéis a pregar o Evangelho, desafiando a “tirania” governamental.
Recentemente, McCoy e a igreja onde ele prega sofreram penalidades da justiça por ignorarem ordens do governo da Califórnia que impediram os cultos nos últimos meses, sob justificativa de evitar a propagação da Covid-19.