Após pousar em Marte na tarde de quinta-feira (18), sete meses depois de partir da Terra, a sonda Perseverance, da Nasa, enviou as primeiras imagens feitas no planeta vermelho. As fotos feitas pelo equipamento foram compartilhadas pela agência nas redes sociais.
A chegada foi transmitida ao vivo pelas redes da agência espacial e ocorreu na cratera de Jezero, local de pouso mais perigoso já tentado. Logo após a aterrissagem, o perfil do robô no Twitter escreveu: “Estou seguro em Marte. Perseverance levará vocês a qualquer lugar”.
O objetivo da missão, chamada de Mars 2020, é buscar vestígios de vida em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Para isso, o robô carrega instrumentos que vão coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio, para viabilizar uma missão com humanos no planeta.
Os cientistas acreditam que havia em Marte, entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um lago onde hoje está a cratera de Jezero. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra, que podem conter vestígios de organismos.