Na Holanda, cientistas estão analisando como festejar durante a pandemia de Covid-19. Como parte do estudo, os pesquisadores usam um evento com várias pessoas como um experimento para avaliar o contágio do novo coronavírus.
Todos os 1.500 participantes da festa testaram negativo para Covid-19. Seus movimentos são rastreados durante a festa para que a equipe de cientistas observem o potencial de transmissão do vírus em um ambiente de festival. As informações são do jornal alemão Deutsche Welle.
Na ‘aglomeração controlada’, holandeses dançam e aproveitam a festa como se o vírus fosse um problema do passado. No evento experimental, eles ficam sem máscara e não fazem distanciamento social.
– As pessoas são cuidadosas no começo, e então na festa elas se tornam bem menos cuidadosas. Queremos identificar a forma como eles costumam festejar, porque senão todos os dados que teríamos não fariam sentido – contou Andreas Voss, microbiologista da Universidade de Radboud.
Os participantes serão testados outra vez dias após o evento. A experiência pode ajudar em um modelo de eventos seguros a serem realizados durante o verão europeu.
– Fazemos isso para oferecer mais possibilidades no futuro. Mas, neste momento, as pessoas realmente deveriam seguir as regras quando não estão nesses eventos-piloto – disse Voss.
Os pesquisadores esperam publicar os resultados em três semanas.