Offline
PUBLICIDADE
Doria coloca todo o estado de SP na fase vermelha da quarentena
Politica
Publicado em 03/03/2021

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (3) a regressão do estado para a fase vermelha da quarentena, a mais restritiva. A decisão entra em vigor na primeira hora do próximo sábado (6) e deve permanecer até o dia 19 de março.

– Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (…) Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado – disse Doria.

Doria também antecipou para as 20h o início do chamado “toque de restrição”. Anunciado no final de fevereiro como complementar ao Plano SP, tinha como objetivo limitar a circulação de pessoas nas ruas das 23h às 5h.

Apesar da nova restrição, a regra autoriza o funcionamento de padarias, mercados e farmácias, além de escolas e igrejas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais. A mudança na classificação do estado ocorre, segundo o governo, para tentar conter o avanço da pandemia.

O QUE É A FASE VERMELHA?
A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo e permite o funcionamento apenas de setores essenciais da economia, como farmácias, supermercados, postos de combustível e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrô. As escolas, alvo de muita polêmica, podem continuar recebendo alunos com o limite máximo de 35% da capacidade durante a nova etapa.

Nesta terça-feira (2), o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, chegou a defender, em entrevista à Rádio CBN, a suspensão das aulas presenciais no estado. Após a repercussão da declaração, ele afirmou que tinha emitido uma opinião pessoal.

O QUE PODE FUNCIONAR NA FASE VERMELHA?
– Farmácias
– Mercados
– Padarias
– Açougues
– Postos de combustíveis
– Lavanderias
– Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
– Transportadoras, oficinas de veículos
– Atividades religiosas
– Escolas
– Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
– Bancos
– Pet shops
– Serviços de delivery ou entregas

 

Comentários