Offline
PUBLICIDADE
EUA priorizarão deportação de quem representar “ameaça”
09/02/2021 09:36 em Politica

O governo do presidente americano Joe Biden dará prioridade à deportação de imigrantes que representam uma ameaça para a segurança nacional ou pública, explicou nesta segunda-feira (8) a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

– A prioridade para a aplicação das leis de imigração será para aqueles que representam uma ameaça para a segurança nacional, a segurança pública e os recém-chegados – comentou Psaki.

Ela deu declarações em uma entrevista coletiva diária. Psaki explicou que a decisão dependerá do Departamento de Segurança Nacional, que administra os assuntos migratórios.

Essa decisão marca uma ruptura com a política do ex-presidente Donald Trump, que ampliou as deportações para imigrantes acusados de delitos como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, agressão, entre outros.

O jornal The Washington Post revelou no domingo (7), citando memorandos e e-mails internos, que a agência de Imigração e Alfândega dos EUA se prepara para emitir novas pautas à equipe, com instruções que poderiam frear as detenções e deportações.

Os funcionários da agência, encarregada das deportações, não se concentrarão mais em expulsar do país os imigrantes detidos por dirigir alcoolizados, presos por agressão, ou outras questões. O foco será mantido nos imigrantes que representam alguma ameaça à segurança nacional, quem tiver cruzado a fronteira recentemente e quem cumpra penas de prisão por delitos graves.

O jornal informou ainda que o texto dessas diretrizes está pendente de aprovação por parte do secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, confirmado pelo Senado na semana passada.

Segundo a publicação, as pessoas que estão em condição irregular no país ainda estão sujeitas à prisão, e os crimes sexuais continuarão sendo prioridade absoluta.

*Com informações da Agência EFE

 

COMENTÁRIOS